Os fantásticos benefícios do EFT - Técnicas de Libertação Emocional


Já todos sabemos que o stress e a ansiedade são fatores determinantes que prejudicam imenso o nosso corpo a todos os níveis.

O Sistema de Técnicas de Libertação Emocional, ou EFT (Emotional Freedom Techniques, também chamado de Tapping) e os resultados que tenho atingido com as suas técnicas têm sido fabulosos em todos os aspetos. 

Diariamente uso EFT para melhorar a minha vida física, emocional, mental e espiritual e ensino este sistema a todas as pessoas que conheço nas minhas consultas e nos meus workshops.

O que é EFT afinal?

EFT trata-se de uma forma simples e eficaz de libertar as nossas tensões emocionais e crenças negativas que geramos no nosso corpo.

O fundador da EFT, o Dr. Gary Craig, disse uma vez que "a causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no sistema energético do corpo".

EFT é uma fabulosa forma de nos ajudar a nos libertarmos de emoções negativas enraizadas que nos possam estar a impedir de atrairmos o que gostaríamos para a nossa vida, seja na área da saúde, amor, finanças, etc.

Se você nunca ouviu falar deste incrível método de cura, por enquanto ainda algo desconhecido para a grande maioria das pessoas, também chamada de Acupuntura Emocional, saiba agora do que se trata e como o pode utilizar para melhorar a sua vista. 


Perguntas frequentes acerca de EFT

1. A EFT é boa para…?
A EFT trabalha no campo emocional, e tem ótimos resultados em baixar o nível de stress e ansiedade ni nosso corpo. Uma vez que grande parte das doenças físicas têm origem da parte emocional, podemos dizer que a EFT é boa para tudo. Isso não quer dizer que a EFT cure todos os males. Na verdade, a EFT não cura. Ela ajuda a equilibrar as vibrações do corpo, para que o próprio corpo e mente se sintam bem a ponto de se auto-curarem.
Por outras palavras, a EFT é uma ótima ferramenta para a cura. E é bastante fácil de ser aplicada. Na verdade, o processo da EFT é igual para todos os males. Isso cria uma desconfiança de quem não a conhece. Isso porque estamos habituados a ter um remédio específico para cada problema.

2. O que é a EFT?
• A EFT é como a acupuntura, só que não usamos agulhas, mas sim batemos com as pontas dos dedos. E ao mesmo tempo nos dirigimos a certos sentimentos e emoções. É a acupuntura sem agulhas ou acupuntura emocional.
• A EFT é como uma terapia numa consulta psicológica, com o adicional do componente físico, que nos permite encontrar a raiz do problema de maneira mais rápida.
• A EFT é como uma hipnose, no sentido que tratamos com a mente e ao mesmo tempo trabalhamos com as energias subtis do corpo para uma melhor solução dos problemas.
• A EFT é como counseling, ou aconselhamento, adicionada à ações físicas que facilitam e agilizam a liberdade emocional.
A EFT parte do princípio de que “a causa de todas as emoções negativas é uma interrupção do sistema energético do corpo.”
Ao nos sintonizarmos com a emoção negativa, que é a interrupção do sistema energético, e ao batermos nos pontos da acupuntura, nós desobstruímos esse bloqueio. Simples, não é?

3. Como se aplica a EFT?
Aplicar a EFT é bem simples. Clique AQUI para descarregar o manual versão portuguesa. Ao mesmo tempo em que o processo mecânico da EFT é igual para todos os problemas, a maneira como nos dirigimos a eles varia bastante. Isso requer encontrar a raiz do problema, os seus diferentes aspectos e os sentimentos que o envolvem. Por isso, para que a EFT produza bons e rápidos resultados, precisamos conhecer um pouco acerca da sua aplicação. Leia atentamente o manual para aprender como tudo funciona.

4. Quantas sessões são necessárias?
De um modo geral, a EFT consegue resultados muito mais rapidamente do que em terapias convencionais. Para algumas pessoas, é possível ter resultados surpreendentes logo na primeira sessão, enquanto que outras levam um pouco mais de tempo. De um modo geral, é difícil encontrar algum problema que não seja resolvido em até dez sessões. Em casos mais complexos como depressão, perda de peso ou doenças mais sérias, é possível que leve mais tempo.

5. É necessário acreditar na EFT para que funcione?
A resposta clara é, não!
No entanto, é necessário que a pessoa esteja aberta ao processo. Pois se houver resistência, as energias continuarão bloqueadas e não haverá resultado positivo algum. Por isso, a instrução é deixar-se entregar e estar aberto para ver o que acontece. Sem pretenções, positivas nem negativas.

6. Será que os benefícios alcançados vão permanecer?
De um modo geral os resultados alcançados permanecem, especialmente na área emocional. Para as curas físicas, os resultados são bastante duradouros também. 

7. Será que os resultados da EFT são como o efeito Placebo?
O efeito placebo exige que o paciente acredite no processo e esse não é o caso da EFT. A EFT funciona acreditando nela ou não. 

8. Existem efeitos secundários negativos?
Se compararmos com a maioria de outros processos, a EFT é bastante suave e raramente causa efeitos secundários. No entanto, não entre em temas muito carregados de emoção e traumas muito profundos se você não tiver a experiência suficiente. Procure um profissional para o caso.

9. É possível aplicar a EFT sozinho(a)?
Sem dúvida. A EFT é uma ferramenta de auto-aplicação. Apenas exige algum conhecimento básico de como aplicar e como encontrar os aspectos chaves (para isso, veja o manual). 

10. É difícil de aplicar?
Pelo contrário. A EFT pode ser aplicada por qualquer um.

11. Quando eu tentei, a EFT não funcionou.
Pode ser que você tenha aplicado de uma maneira errada, ou melhor, não específica. A EFT está baseada na psicologia energética e por isso apenas bater nos pontos pode não dar os resultados desejados. Veja no manual para poder entender melhor a psicologia da EFT, tentando ser específico(a) na raiz do problema.

12. Porque motivo a EFT ainda não é tão conhecida?
A EFT está a ganhar popularidade cada vez mais, principalmente entre os profissionais da saúde. É possível que no futuro ela seja bem mais conhecida e uma das principais opções de tratamento devido ao seu custo baixo, facilidade de aplicação e, principalmente, porque funciona.

13. A EFT serve para quem tem distúrbios psicológicos ou psiquiátricos?
Sim. Mas isso apenas poderá ser feito juntamente com o acompanhamento do seu psicólogo ou psiquiatra. 

"Um dia a profissão médica vai acordar e perceber que as questões emocionais não resolvidas são as principais causas de 85% de todas as doenças. Quando isso acontecer, EFT será uma de suas principais ferramentas de cura... como tem sido para mim."
- Eric Robins, MD -

Assista a este video:


Fontes consultadas para este artigo:

Leitura aconselhada:
O Método Tapping, de Nick Ortner - Editora Pergaminho, 1ª edição 2014

Se tem Facebook junte-se a mim no grupo:
EFT Portugal

Gostaria de marcar uma sessão de EFT comigo?
Contacte-me: josecoelho333@sapo.pt

SHARE ON:

Obrigado pela sua visita. Se gostou deste artigo, partilhe-o com os seus amigos e deixe fluir.

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário