Saiba quais os 5 grandes medos de infância que persistem na sua vida adulta


Muita da nossa saúde emocional atual baseia-se em acontecimentos traumáticos que ocorreram na nossa infância. Situações que nos causaram pânico. 

E todos aqueles medos que sofremos em criança continuam a ter uma grande influência na nossa vida adulta.

Traição, humilhação, desconfiança, abandono, injustiça, etc. Estas são apenas algumas feridas que nos impedem de ser nós mesmos.

Conheça-os em pormenor:

1 - Medo de abandono
O desamparo é o pior inimigo de quem já viveu o abandono na sua infância. Imagine a dor que uma criança sente quando sente medo de estar sozinha, isolada e desprotegida num mundo que não conhece.

2 - O medo da rejeição
Esta ferida impede-nos que aceitemos os nossos sentimentos, os nossos pensamentos e as nossas vivências. O seu aparecimento na infância está relacionado com a rejeição por parte dos pais, da família, dos irmãos, etc. Nunca se sentiu a "ovelha negra" da família?

3 - A humilhação
Sucede quando alguém sente que os outros a desaprovam e criticam. Na  infância, quando os pais criticam de forma destrutiva os seus filhos dizendo-lhes que não são bons, que não fazem as coisas bem e que são desajeitados. "Nunca serás tão bom quanto o teu irmão!", "Nunca vais conseguir fazer nada da tua vida" são apenas exemplos fortes.

4 - A traição e o medo de confiar
Este é o resultado de promessas não cumpridas. Por exemplo, quando alguém diz a uma criança que vai fazer algo e que depois não o chega a concretizar.

5 - A injustiça
O sentimento de injustiça ocorre especialmente quando os pais, encarregados de educação, professores da criança são frios e autoritários. Uma exigência excessiva gera sentimentos de ineficácia e de inutilidade, tanto na infância como na idade adulta. "Lembro-me da minha professora autoritária que me castigava puxando-me as orelhas, porque estava distraído."

A boa notícia é que as Técnicas de Acupuntura Emocional (ou EFT) são uma excelente ferramenta que todos nós podemos usar para nos libertarmos de todas as emoções negativas causadas por estes medos como  a raiva, o  ódio, angústia, rancor, vergonha, insegurança, etc.

Também é excelente no combate da depressão, do stress, ansiedade, ataques de pânico, falta de auto-estima, e traumas.

Caso nunca tenha ouvido falar em EFT, clique AQUI para mais informações e comece a mudar a sua vida AGORA MESMO!

---------------------------

Literatura recomendada:
BOURBEAU, Lise - "As cinco feridas". Cascais: Pergaminho, 2013

SHARE ON:

Obrigado pela sua visita. Se gostou deste artigo, partilhe-o com os seus amigos e deixe fluir.

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário