Como expressar o seu Eu verdadeiro?

Uma boa maneira de você responder a esta pergunta é olhar para aquilo que acha que a define como pessoa, o que forma a sua identidade?

Frequentemente, muitas pessoas definem-se com aquilo que fazem: são advogados, são vendedores de carros, são pais, e apesar de desempenharem muitos papéis como estes no dia-a-dia das suas vidas, eles representam apenas uma pequena parte daquilo que realmente somos.

Um homem pode trabalhar como médico, por exemplo, mas escolheu esta profissão apenas porque o seu pai e o seu avô também a exerceram, ou escolheu-a devido aos seus benefícios financeiros, plano de reforma, etc.

A pergunta que coloco é: o que fazemos define-nos, realmente, o que somos?

E eu respondo: sim e não.

Sim, porque este homem deseja prestar um serviço útil à sociedade e encontra satisfação na prática da medicina, e não porque ele apenas seguiu as pisadas do pai e do avô, porque era isso que eles esperavam que ele fizesse automaticamente.

Então faço nova pergunta: onde está aqui o seu verdadeiro Eu?

Quando penso no meu Eu verdadeiro, eu estou a pensar no meu espírito interior, aquilo que me apaixona fazer na vida e porque gosto tanto de o fazer.

Pergunto, frequentemente, a muitas pessoas que encontro, se aquilo que as apaixona fazer o poderiam fazer durante todo o dia, sem se preocuparem sequer em ser pagas por isso?

Frequentemente obtenho respostas positivas como: paixão por fotografia, leitura, pintura, escultura, leitura, mergulho, ensino, etc.

Que sentimento as atrai para estas actividades?

Respondem-me sempre com um sorriso nos lábios e um brilho nos olhos.

- Adoro o efeito mágico de capturar movimento em filme.

- Aprecio a serenidade que sinto em ler um bom livro.

- Dá-me gozo a adrenalina que sinto quando mergulho no oceano.

- Gosto da satisfação de ouvir um aluno a responder acertadamente às minhas questões.

Etc, etc.

Estas, acredito, serem autênticas reacções e expressões de uma pessoa.

Elas estão na raíz do nosso Eu.

O nosso verdadeiro Eu.

Quando você começa a ficar mais alerta das suas reacções e expressões verdadeiras, está a expressar o seu espírito interior.

Liberte-se, então, e solte o seu Eu verdadeiro, fazendo aquilo de que realmente gosta.

Não faça fretes à vida, porque a vida não lhe faz fretes.

SHARE ON:

Obrigado pela sua visita. Se gostou deste artigo, partilhe-o com os seus amigos e deixe fluir.

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário