O desafio da auto-crítica - ATREVE-TE A OLHAR NO ESPELHO!


A maioria das pessoas não gosta do mundo como ele é. 

Acham que o mundo é problemático e que sua vida não é como deveria ser por causa da maneira como o mundo é. 

Quando algo de errado se passa nas suas vidas, tendem a culpar as outras pessoas ou situações. Para elas, todo o mundo, excepto elas próprias, é culpado. 

Naturalmente, elas estão em constante conflito com as outras pessoas. Facilmente ficam irritadas, ofendidas, e estão sempre prontas a criticar. Essas pessoas realmente querem mudar o mundo. Mas não percebem que elas são parte do mundo, e raramente se levam a pensar que elas próprias podem ser tão problemáticas quanto as que criticam constantemente. 

Há uma grande história Sufi que reflete sobre isto: 

Bayazid, um místico sufi, escreveu na sua autobiografia: "Quando eu era jovem, pensei e disse a Deus, e em todas as minhas orações esta era a base: 'Dê-me energia para que eu possa mudar todo o mundo." Todo o mundo parecia errado para mim. Eu era um revolucionário e eu queria mudar a face da terra. "Quando me tornei um pouco mais maduro, comecei a orar:" Isto parece ser demais. A vida sai fora das minhas mãos, quase metade da minha vida se foi e eu não mudei uma única pessoa, e todo o mundo é demais. "Então, eu disse a Deus:" A minha família será suficiente. Deixe-me mudar a minha família. " "E quando eu me tornei velho", diz Bayazid, "Eu percebi que até mesmo a família é demais, e quem sou eu para mudá-los? Então eu percebi que se eu posso mudar-me a mim mesmo, isso será o suficiente, mais do que suficiente. 

Eu orei a Deus: 'Agora eu cheguei ao ponto certo. Pelo menos permita-me fazer isto: eu gostaria de me mudar a mim próprio ". "Deus respondeu:" Agora já não há mais tempo. Isso deverias ter perguntado logo no começo. Nessa altura, havia uma possibilidade. " 

Fonte: Hsin Hsin Ming: O Livro do Nada, por Osho

É a coisa mais fácil é colocar toda a culpa nos outros. É fácil criticar, para encontrarmos defeitos nos outros. Mas criticar-se a si próprio, no entanto, é a coisa mais difícil. Todos temos medo da auto-critica. Temos tanto medo de olhar no espelho e de ver o nosso próprio reflexo. Porque se fizermos isso, podemos descobrir que, afinal, não somos tão perfeitos. Viremos a enfrentar o lado escuro de nós mesmos. Ao tentar mudar o mundo, o mundo não vai mudar. O mundo só mudará quando encarnarmos a mudança que queremos ver no mundo.


SHARE ON:

Obrigado pela sua visita. Se gostou deste artigo, partilhe-o com os seus amigos e deixe fluir.

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário