Como controlar as suas emoções para obter mais saúde e auto-estima


Já se sentiu, alguma vez, dominado(a) pelas suas emoções?

Acabando por se ferir a si próprio(a) e a quem lhe estava mais próximo porque não conseguiu controlá-las?

Quantos momentos de felicidade já perdeu, ao longo da sua vida, porque deixou que a raiva, o ódio e o orgulho se apoderassem de si?

O que pretendo, basicamente, neste artigo, é mostrar-lhe 4 simples passos que você pode usar em qualquer altura do seu dia, para controlar as suas emoções.

Leia com atenção, para poder aplicar estas técnicas corretamente, para assim poder começar a desfrutar de um estado de ânimo muito mais estável, elevado e começar a elevar a sua autoestima em pouco tempo.

Os pensamentos e emoções de medo, raiva, ira, inveja, ciúmes e má vontade produzem doenças e corroem a sua autoestima.

Se conseguir controlar as suas emoções, nem que seja 70%, começará a desenvolver uma saúde e uma autoestima muito mais saudáveis.

Lembrei-me agora de uma reflexão budista que dizia assim "Um homem no campo de batalha conquista um exército de mil homens... Um outro conquista a si mesmo, e este é o maior." 

Se não conseguir dominar as emoções, elas tomam conta de si. Isto não só terá um efeito negativo na sua saúde, como também o(a) farão tomar más decisões, atuar de forma errada e cometer muitos erros.

Um dos pilares mais dominantes dos seres humanos é, sem dúvida, o pilar emocional. As emoções estão sempre presentes, portanto, seria muito difícil eliminá-las por completo. O que você pode fazer é manter um certo controlo e aprender com elas. Por vezes, o melhor conselho é, simplesmente, não fazer nada de que possa vir a arrepender-se, e deixar fluir.

Em certas ocasiões, pode acontecer que um determinado acontecimento desencadeie em si uma série de pensamentos negativos que se conectam um com o outro e começam a derrubar o seu estado de ânimo. Por isso, é muito importante manter-se alerta para travar todas essas reações, relaxar e pensar de forma clara e objetiva.



Os seguintes passos vão servir-lhe de guia para que comece a controlar as emoções de uma forma adequada:

1 - USE O PODER DA SUA MENTE
Todos os dias, ao despertar e ao abrir os seus olhos, dedique 2 minutos para visualizar um dia extraordinário que vai começar, cheio de situações positivas, conversas saudáveis e divertidas. Visualize a sua família, amigos e companheiros cheios de bom humor. Visualize um mundo pacífico, com pessoas amáveis, cordiais e atentas. Visualize agradecendo, saudando, rindo, abraçando.. Visualize-se retribuindo com amor e paciência, de forma tranquila e feliz.

2 - MANTENHA SEMPRE O CONTROLO
Ao longo do dia, poderão ocorrer situações de tensão. Ao detetar uma, mantenha a sua boca fechada, evitando gritar ou barafustar. Imediatamente foque a sua atenção na respiração. Inspire durante 3 segundos, prenda-a durante 3 segundos também e deixe sair todo o ar pela boca muito lentamente. Esta técnica evitará que diga algo que não deve, evitará que piore as coisas, e evitará uma tomada precipitada das coisas. 

3 - VIGIE OS SEUS PENSAMENTOS
Todos os seus pensamentos lhe provocam emoções, todos sem exceção, e a nossa mente é hábil a "criar lixo", logo, provocando emoções negativas. Quando pensar em algo negativo, pare de imediato e diga em voz alta: pensar isto é lixo. Substitua imediatamente o seu pensamento por um positivo e continue dizendo em voz alta: Estou tranquilo(a) e estou feliz.

4 - VISUALIZE IMAGENS AGRADÁVEIS
Visualize-se a sorrir, a caminhar, imagine uma situação que realmente lhe desperte alegria, um cenário com que sempre sonhou, um ser querido, a sua família, uma paisagem, árvores, flores, enfim...Mantenha esta visualização durante, pelo menos, 5 minutos. Comece a arrancar com estes passos já a partir de hoje e, pouco a pouco, habituará a sua mente a alhear-se de pensamentos negativos. Em poucos dias descobrir-se-à com uma saúde incrível e uma autoestima fabulosa.



Um dos conselhos mais valiosos que li uma vez dizia assim "Nunca tomes decisões em momentos de ódio, de dor ou angústia." Acabamos sempre por nos arrepender de algo que dissemos em momentos assim, O melhor é não fazer nada nesse momento, deixar que os pensamentos negativos se afastem, para logo depois tomar uma decisão.

Já agora, partilho consigo também as 2 ferramentas que eu uso diariamente para lidar com as emoções negativas e que são extremamente eficazes:

- Já ouviu falar em Terapia EFT? Clique AQUI para saber mais.
- Já experimentou Meditação para esvaziar a sua mente? Clique AQUI para saber mais.

Autor: José Coelho
Terapeuta Holístico & Formador

SHARE ON:

Obrigado pela sua visita. Se gostou deste artigo, partilhe-o com os seus amigos e deixe fluir.

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário