Quando medita, como saber a diferença entre "ver", "imaginar", "sentir" ou "percecionar" algo?

 Muitas pessoas me colocam esta dúvida nos meus workshops de meditação para principiantes: como podem saber quando estão a imaginar ou a ver coisas enquanto meditam?

Para que fique claro, vou tentar esclarecer a diferença. Quando os meditantes estão mais treinados, conseguem "ver" imagens com mais facilidade. No entanto, muitas pessoas, erradamente, afirmam que estão a "ver" algo, quando na verdade estão apenas a "imaginar".

Para não confundir muito, eu simplifico: se você lançar um comando para o seu cérebro, por exemplo: "cérebro, imagina uma praia", o cérebro obedece à sua ordem e mostra-lhe uma praia, mas sempre que você não fornecer nenhum comando ao seu cérebro, não está a imaginar nada. Está sempre a ver ou a percecionar algo. 

Muitas pessoas não vêem nada, mas sentem tudo. "Sentir" ocorre quando você sente uma sensação tão forte que parece mesmo muito real. Você sabe que está lá, no entanto não vê nada. Mas, atenção, não tem problema nenhum se não vir nada, mesmo que já possua muita prática de meditação. O importante é deixar fluir! Deixe as coisas acontecerem naturalmente e verá que, com o passar do tempo, já não se interroga tanto com estas diferenças.

Paz & Luz

José Coelho

SHARE ON:

Obrigado pela sua visita. Se gostou deste artigo, partilhe-o com os seus amigos e deixe fluir.

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário